sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

P Ã O D E M A N D I O Q U I N H A

Amigos, agora vai !


Receita Pão de Mandioquinha
(Renata Fittipaldi e Ernestão)
Ingredientes
500 gr mandioquinha (cozida, amassada e morna);4 ovos;
1 kg farinha de trigo (até soltar das mãos);
50 gr de fermento biológico;
1 colherinha café sal;
1/3 xíc de açúcar;
1 xícara de óleo.

Modo de Fazer

Dissolva o fermento no açucar (açúcar tem acento? Nem sei mais...)
Numa bacia, tigela, penico (limpo!), qualquer recipiente grande, adicione os ovos (sem as cascas), o sal, o óleo (sem a xícara) e misture muito bem, até que se forme uma mistura homogenea, (homogênea tem acento?)
Depois de misturado, peça para alguém te ajudar a ir colocando a farinha (sem o saco), pois você terá que lambrecar as mãos.
Vai misturando tudo e acrescentando a farinha, até a massa soltar das mãos e dos dedos, (tire os anéis e alianças). Não esqueça de experimentar se está bom de sal.
Feito isso, se você for mulher, chame um HOMEM e peça para que ele sóve a massa. Mas tem que sovar bastante mesmo, dá bastante porrada na massa, bata ela no tampo de granito da pia, na mesa da cozinha ou onde você achar melhor ! Se prefetir, pode brincar com a massa, fazendo esculturas da face de quem você tem vontade de esmurrar, dá certo e você tira todo o stress. (eu faço isso !!!)
Após, prepare os pãezinhos no formato que desejar, eu prefiro fazer do tamanho da mão fechada, e coloque-os em assadeira untada com manteiga (pode ser margarina) e cubra-os. Deixe mais ou menos meia hora até quase dobrar de tamanho.

Atenção para o pulo da pulga: antes de levar ao forno, pegue duas (ou mais) gemas batidas e pincele generosamente nos pãezinhos e leve-os ao forno pré aquecido (180º) por mais ou menos até você achar que está bom, coradinhos e lindinhos. (pegue uma faca de mesa e fure um pãozinho por dentro pra ver se estão assados)
E está pronto.

Dica do Ernestão

Pegue um pãozinho bem quente, corte ao meio e lambuse com uma boa MANTEIGA, daquelas bem amarelinhas, geléia de morango, framboesa, goiaba e tome com um belo chá mate, chá verde, chá preto, cerveja, vodka, pinga até agua !
Bom apetite !!!
Não deixe de mandar um pra mim dividir com a Rê !
(fotos no post do dia 21/01)

3 comentários:

Anônimo disse...

Eita que amanhã tá no blog!
abração!

Anônimo disse...

Já anotei a receita, hummmmmmmmm

Anônimo disse...

Ah, Ernesto! aquela maquininha de fazer pão é uma das melhores descobertas!
Depois da chapinha, claro. =P